Carteira mágica: aprenda como fazer, utilizando elástico Hak


Colaboração: Daniella Abdo – São Paulo – SP.

Olá, queridos artesãos! Começamos o novo ano trazendo uma novidade artesanal muito especial para vocês. Quem colaborou conosco foi a Daniela Abdo, de São Paulo – SP. Veja que legal!

Material necessário

Base de corte

Estilete de precisão

Tesoura

Tecido

Placa holler

Cola branca

Cristais

Elástico Hak

Pincel de cerdas duras

Rolinho de espuma

Fita crepe

Espátula de silicone

Régua

Papel-cartão

 

Como fazer

1º passo

Corte 4 pedaços de placa holler, no tamanho 12x8cm, e arredonde os cantos. Em seguida, corte 4 pedaços de papel-cartão, na medida 12×4,5cm, e arredonde os cantos de 2 deles, conforme a imagem. Passe cola branca na placa de holler, com pincel, e retire o excesso com rolinho de espuma.

Passo 1

Passo 1

2º passo

Em seguida, coloque a placa sobre o tecido e alise-a com as mãos ou com a espátula. Recorte o excesso de tecido e arredonde os cantos. Com a tesoura, picote os cantos para facilitar a colagem.

Passo 2

Passo 2

3º passo

Passe cola nas laterais e, com ajuda da espátula, vire o tecido. Cole dessa forma as 4 laterais, sem colar os cantos picotados.  Cole os cantos, puxando o tecido com as mãos. Repita esse procedimento nas demais placas.

Passo 3

Passo 3

Passo 3

Passo 3

4º passo

Corte 4 pedaços de elástico Hak, com 14cm cada.  Em duas placas, faça duas marcações com 2,5cm, conforme abaixo. Em seguida, cole um elástico em cada marcação em uma das placas e prenda-os com fita crepe. Logo após, cole outros 2 elásticos, formando um “X”. Passe os elásticos por baixo da placa, alinhando-os com a outra placa onde já foi feita a marcação de 2,5cm. Cole os elásticos com cola branca e coloque fita crepe por cima (lembrando que não serão removidas). Vire as pontas dos elásticos que formam o “X”. Cole da mesma maneira, fixando com fita crepe, e observe a peça finalizada com elástico.

Passo 4

Passo 4

Passo 4

Passo 4

5º passo

Passe cola, com pincel, no papel-cartão e retire o excesso com rolinho de espuma, sobrepondo o tecido e alisando-o com as mãos. Em relação aos 2 pedaços de papel-cartão que estão retos, cole apenas a aba de cima para baixo, conforme a foto; os outros 2, que têm os cantos arredondados, cole da mesma forma, deixando os cantos para baixo. O tecido que fica nas abas de baixo deve ter a medida de 1,5cm.

Passo 5

Passo 5

6º passo

Passe cola no tecido, na parte de baixo papel-cartão que está sem os cantos arredondados, e alinhe-o na placa onde foram colados os elásticos, pois estes 2 serão os bolsos externos. Em seguida, cole as laterais com auxilio da espátula. Feito isso, alinhe o papel-cartão de cantos arredondados com a placa holler e observe que os cantos se encaixarão perfeitamente. Faça os mesmos picotes no tecido, para dar acabamento mais perfeito, e repita o processo colando a aba maior primeiro, depois, as duas laterais, e, por último, os cantos picotados, puxando-os. Repita o processo nas duas placas. Neste momento, você terá as placas já unidas pelos elásticos e duas com os bolsos externos colados.

Passo 6

Passo 6

7º passo

Para finalizar, passe cola em abundância na placa onde estão os bolsos e sobreponha em um dos lados da placa que esta com elástico. Repita o processo do outro lado observando para que os bolsos fiquem do mesmo lado, em seguida coloque fita crepe bem apertada em volta da carteira toda e aguarde a secagem por, pelo menos, duas horas. Após secagem, retire a fita crepe e finalize com strass e outros acessórios que desejar, para um charme especial.

Passo 7

Passo 7

Artesanato pronto

Artesanato pronto

Um abraço da equipe Hak Aviamentos!

Acompanhe a HAK Aviamentos nas redes sociais: Twitter | FacebookNo Pinterest da Hak tem ainda mais sugestões para você se inspirar. Confira!

Deixe um comentário