Bolsa Monster High

105

Vamos a mais um passo-a-passo criativo, pessoal! Desta vez, com a artesã Emanuella Alexandrino, do Pará. Veja que linda bolsa ela preparou para você aprender aqui com a gente:

 

 

Material necessário

– Feltros nas cores rosa pink, branco e preto;

– Cola silicone líquida;

– Papelão;

– Linha para bordar na cor branca;

– Tesoura;

– Régua;

– Carbono para tecido;

Aviamentos Hak;

– Molde caveirinha Monster High e molde do Alfabeto (moldes retirados da internet).

 

Como fazer:

1º passo

Recorte o papelão e o feltro em retângulos com as seguintes medidas:

Papelão

Laterais: 11 cm x 23 cm (duas vezes)

Fundo: 11 cm x 28 cm (uma vez)

Feltro rosa

Laterais: Largura 13 cm e Altura 25 cm (duas vezes)

Fundo: Largura 13 cm e Comprimento 30 cm (uma vez)

Feltro preto

Largura: 30 cm x 25 cm (duas vezes)

Alças

Largura: 6 cm x 35 cm  (duas vezes)

 

 

2º passo

Abra o feltro branco, coloque o carbono. Por cima, coloque o molde da caveira e risque. Faça o mesmo com o feltro rosa e as letras, formando o nome Monster High. Em seguida, recorte bem em cima do risco que ficou no feltro. Se você não conseguir e ficar alguma marca do carbono no feltro, é necessário lavar com água e sabão. Reserve todas as peças.

 

 

3º passo

A bolsa será toda costurada em ponto caseado. Introduza a agulha no feltro e passe-a por dentro da argolinha que se formará. Em seguida, puxe-a e continue da mesma maneira. Os pedaços de papelão darão sustentação à bolsa. Será feito um “sanduíche” respeitando a seguinte sequência: feltro + papelão + feltro.

 

4º passo

Com a ajuda de alfinetes, una o fundo (sanduíche de feltro rosa) com o retângulo preto, que será a frente da bolsa. Faça o ponto caseado por todo o comprimento das peças.

 

5º passo

Com a ajuda dos alfinetes, uma o outro retângulo preto, que será as costas da bolsa. Faça ponto caseado por todo o comprimento das peças.

 

6º passo

Feita a união do fundo, as partes da frente e de trás, é a vez de unir as laterais (os sanduíches de feltro rosa menores). Primeiro, faça a união das laterais com a parte da frente da bolsa. Execute o ponto caseado por todo o comprimento das duas laterais. Após unir as duas laterais da parte da frente da bolsa, uma as laterais da parte de trás. Execute o ponto caseado por todo o comprimento de uma lateral, depois por todo o comprimento da outra.

 

 

7º passo

Agora, vamos unir as laterais ao fundo. Primeiro, coloque os alfinetes, para que as peças fiquem firmes e não escorreguem. Depois, faça o ponto caseado dos dois lados. Faça um simples ponto alinhavo para dar acabamento na parte superior, frente e costas da bolsa. Nas laterais, continue com o ponto caseado.

 

 

8º passo

Com os retângulos menores (6 cm x 35 cm) faremos as alças. Dobre-os ao meio pelo comprimento e faça todo o ponto caseado em volta de cada uma das alças. Em seguida, passe cola no meio de cada alça e cole uma passamanaria Hak. Reserve este material.

 

 

9º passo

Para decorar a bolsa, pegue a caveirinha que estava reservada e passe cola por todo o avesso dela (não exagere na quantidade de cola, mas também não deixe nenhum cantinho sem). Centralize a caveirinha na frente da bolsa e faça a colagem, passe a mão de dentro para fora para retirar o ar e colar todos os cantinhos. Em seguida, cole os lacinhos.

 

10º passo

Detalhes são fundamentais, mas é importante ser dosado, para que a peça não fique com muita informação e perca sua beleza. A artesã escolheu usar, na frente da bolsa, a mesma fitinha da HAK que usou nas alças. Meça o tamanho da passamanaria que irá utilizar e faça a colagem.

11º passo

Na parte de trás da bolsa, disponha as letras que havia recortado anteriormente. É importante fazer isso antes de começar a colagem, para que se tenha noção das distâncias e para que o trabalho tenha um acabamento perfeito. Em seguida, vá colando letra por letra. Uma dica: use uma pinça para fixar as letras, pois são pequenas e você pode sujar as mãos de cola, prejudicando, assim, o resultado final da peça.

 

12º passo

O último passo é fixar as alças. Se você quer uma bolsa mais resistente, não cole as alças, mas costure. Tenha muita atenção para que uma alça não fique menor que a outra ou então mais distante uma da outra. Faça a colagem e pressione um pouco até a cola secar e as alças ficarem fixas.

 

 

Esta pronta a sua bolsa Monster High para você usar e abusar dela.

 

 

Utilize a mesma técnica para criar os mais diferenciados artesanatos e compartilhe sua ideia conosco!

Acompanhe a HAK Aviamentos nas redes sociais: Twitter | Facebook.

 hak.com.br

O que você achou?
  • não gostei
  • poderia ser melhor
  • curti
  • adorei
  • nota 10

Envie sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  1. Então… Amei o passo a passo. Mas quanto a lavagem da bolsa, como faz (pois há papelão dentro; e a costura ela resistirá?)… Obrigada! Em aguardo! ^^

      1. Annye,

        segue abaixo a resposta da Emanuella:

        “Então já fiz em tons escuros justamente para não ser necessário lavar, o papelão não resistirá e o feltro tem q ser lavado a mão com água fria e muito cuidado para q q ele não estique ou fique cheio de bolhinhas, aconselho a limpeza com um pano úmido.
        Outra opção na confecção seria usar acetato ( ou reaproveitar raio x antigos) no lugar do papelão, porém por se tratar de um material mais maleável a sustentação da bolsa não será a mesma, porém poderá ser lavado sem problemas.”

        Esperamos que tenha conseguido sanar a sua dúvida.
        Abraços